10/04/2019 às 17h04min - Atualizada em 13/04/2019 às 08h45min

Técnicos de YouTube: concorrência nos consertos dos celulares ?

Nem sempre os vídeos publicados na web contêm conteúdo correto. Muitas vezes mais atrapalham que ajudam, deixam o técnico despreparado reproduzindo erros que na prática causam prejuízo na hora do conserto.

DINO - http://www.doutortecno.com.br
http://www.dino.com.br/releases/tecnicos-de-youtube-concorrencia-nos-consertos-dos-celulares--dino890179465131
Aluno em aula de solda de conector

De acordo com estudo da Video Viewers, o consumo de vídeos na web cresceu 135% nos últimos 4 anos. Na plataforma do YouTube, segundo o evento YouTube Brandcast que trouxe novos dados sobre o assunto, informou que o YouTube recebe 400 horas de conteúdo novo a cada minuto, o que pode chegar a 1,9 bilhão de horas ao final de um dia. Sendo o  Brasil um dos maiores públicos consumidores desses vídeos.

Desse público quase 40%, segundo a “We are Social”  vão em busca de Conhecimento, porém nas Plataformas de vídeo, assim como nas buscas do próprio Google é cada vez mais do que necessário separar o "joio do trigo". O que é “fake” e o que é verdadeiro. Nas plataformas de vídeo que oferecem conteúdo gratuito onde qualquer pessoa, seja ela expert do assunto ou apenas um curioso que filma o que entende como importante, é necessário existir um filtro e absorver o que de fato é correto. Isso muitas vezes não acontece e o aprendizado acontece de forma errada.

Nos últimos anos, o Brasil teve um crescimento de usuários de celular muito grande: são 215 milhões de aparelhos por todo território Nacional em 2019. E em consequência, uma necessidade do mercado de técnicos que consertem esses aparelhos. Essa demanda aumentou nos últimos anos de crise, quando comprar se tornou uma opção mais difícil e a busca pelo conserto ou aparelhos remanufaturados cresceram também aumentando a oportunidade de trabalho e faturamento para os técnicos.

Em torno desta demanda, todo tipo de curioso passou a divulgar seu “conhecimento”  nos canais gratuitos gerando, infelizmente, pessoas com conhecimento inadequado ou deficiente, desvalorizando os que buscam profissionalização em Instituições com Instrutores qualificados e certificação. Nas plataformas de vídeo muitas vezes os procedimentos são feitos pela metade, com cortes ou manipulados.

A concorrência existe?

A concorrência existe como em qualquer ramo onde não há uma exigência formal e oficial para trabalhar. Porém o público vem observando cada vez mais a quem entregam seus celulares e isso faz com que se invista em qualificação. Esses técnicos se destacam no mercado e aumentam sua renda por que geram confiança em seus clientes.

"É comum que os alunos entrem em contato perguntando se é ensinado a troca de telas de smartphones como se esse fosse o assunto mais importante no conserto desses aparelhos", diz Fábio Jannuzzi, proprietário do Curso de consertos de celulares da Doutor Tecno, no Rio de Janeiro. "Eles esquecem que o diagnóstico e o conhecimento de eletrônica aplicada a celulares são o mais importante pois este conhecimento será aplicado a todos os modelos e marcas. Nem sempre uma tela apagada será resolvida numa troca de tela."

Laise Alves, proprietária e coordenadora do curso acrescenta:  "Lançamos no final de 2018 o Curso Especialista Presencial com 72 horas de aula onde ensinamos tudo que o aluno precisa para ter sua assistência.  Além da parte técnica completa, inclui mentoria pós curso individual e o mini curso de como divulgar sua assistência. Queremos que eles aprendam o que enfrentamos na prática do dia a dia, para não passarem sufoco depois", diz Laise.

Onde e como se especializar?

A Doutor Tecno está no Rio de Janeiro com unidades na Barra da Tijuca e no Centro da cidade. Os locais tem fácil acesso por transporte público. O Curso de Manutenção de Celular e Tablet tem modalidades que vão do Básico ao Especialista e em horários diferenciados.

Para obter mais informações entre no site www.doutortecno.com.br, chame o atendimento pelo WhatsApp (21) 99173-9123 ou ligue (21) 3689-1442



Website: http://www.doutortecno.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »