04/04/2019 às 11h25min - Atualizada em 04/04/2019 às 11h37min

Vacinação e seguro viagem promovem viagens bem-sucedidas

Viajantes agora podem emitir certificado de vacinação online

DINO - http://www.nextseguroviagem.com.br
http://www.dino.com.br/releases/vacinacao-e-seguro-viagem-promovem-viagens-bem-sucedidas-dino890202307131
dama-oceano-verano-vacaciones-mujer

Desde janeiro deste ano, um importante serviço público está sendo disponibilizado por meio digital: é o Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia, emitido ela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

O documento é indispensável para o ingresso em pelo menos 100 países ao redor do mundo, dentre eles Austrália, Bahamas, Bolívia, China, Indonésia, Egito, Malta e México. O certificado pode ser solicitado de modo simplificado após a vacinação num posto do Sistema Único de Saúde ou em alguma das clínicas credenciadas. Uma vez imunizada, a pessoa pode se cadastrar, enviando uma solicitação através do site https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante. Após a aprovação do pedido pela Anvisa, o cartão é enviado respeitando um prazo de até 5 dias. Deste modo, o viajante possa imprimi-lo e leva-lo junto com os demais documentos para a viagem. Até a introdução desta ferramenta digital, o viajante precisava comparecer a uma unidade credenciada para o procedimento, o que exigia ocasionalmente grandes deslocamentos e pouca flexibilidade nos agendamentos.

Epidemias e doenças geraram muitos transtornos e mortes nas décadas passadas, prejudicando o setor de turismo e onerando inúmeras nações. Não é por menos que países como Cuba, Irlanda e a maioria dos países europeus exigem que os viajantes ingressem portando uma apólice de seguro viagem que garanta suporte médico e hospitalar, além de itens como traslado sanitário e funerário. Os Estados Unidos só aceitam estudantes internacionais para intercâmbios se os alunos comprovarem possuir uma apólice que atenda ao visto J-1 com no mínimo 100.000 dólares de cobertura médica.

A imunização antes da viagem é gratuita, obrigatória e necessária, garantindo que o viajante se esquive de epidemias e surtos locais que poderão frustrar a viagem ou mesmo gerar consequências muito mais sérias e custosas.

Deve-se destacar que o Brasil é o primeiro país a oferecer o serviço online gratuito e descentralizado na geração do Certificado Internacional de Vacinação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que estimam uma redução de custos de cerca de R$ 120 milhões/ano para o Estado e para o cidadão.

Ricardo Mendonça, Diretor Geral na Next Seguro Viagem, agência paulistana dedicada exclusivamente à venda de planos de seguro viagem, afirma que “a iniciativa e disponibilização do recurso é um forte sinal de que os viajantes necessitam de facilidades digitais na preparação de suas viagens ao exterior”.

O executivo também reforça a importância da prevenção nas viagens internacionais: “muitos viajantes partem para destinos no exterior e não se dão conta de como é arriscado e dispendioso embarcar nestes roteiros sem a devida proteção e sem a garantia oferecida por uma apólice de seguro viagem. Temos trabalhado fortemente na conscientização dos clientes para que compreendam como funcionam os planos de seguro e assim obtenham suporte médico em situações de urgência e emergência de modo que possam se estabilizar e prosseguir viagem ou mesmo voltar para casa”.

Ricardo Mendonça é Diretor Geral na Next Seguro Viagem. 



Website: http://www.nextseguroviagem.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »